Guia de Manutenção

A realização de um programa de manutenção tem um impacto positivo sobre o desempenho do carpete, seja preservando, mantendo e extendendo a vida de seu investimento.

Maintenance


Entretanto, definir e executar o método mais efetivo de limpeza não é o único aspecto de um programa de manutenção adequado. Prevenção deveria ser a parte chave nisso. Medidas preventivas para isso seria instalar barreiras de proteção de sujeira (como Desso Protect; em todas as entradas, com comprimento suficiente e iniciando fora do prédio). Fazer isso é essencial para deixar a sujeira do lado de fora. Outra medida preventiva importante é de selecionar os produtos corretos, em questão de cor, modelo e estrutura para todas as partes do prédio.


A Desso recomenda um programa de manutenção em três passos com rotina, periodicidade, e manutenção especializada como descrita abaixo. Para mais informações e detalhes em cada um desses passos, favor contactar seu representante local da Desso.

1. Rotina de Manutenção
A rotina de manutenção é uma combinação de aspiração a vácuo e remoção de manchas realizado quantas vezes for necessário nas diferentes áreas dentro do prédio. Aspiração a vácuo efetiva é parte essencial para um programa de limpeza para manter o mínimo de sujidade. Barreiras de sujeira e áreas de alto tráfego devem ser aspiradas diariamente. Outras áreas, como escritórios e salas da diretoria, podem ser aspiradas mediante inspeção diária e com aspiração completa uma vez por semana. Para melhor resultado a Desso recomenda aspiradores verticais com ação de escovação e filtros limpos.

Adicional com a aspiração, remoção de manchas deve ser feito para manter boa aparência. Ideal seria que derramamentos sejam removidos imediatamente para que não se tornem manchas permanentes. Humidade excessiva deve ser abrsorvida primeiro (de fora para dentro) e esfregação e uso em excesso de água deve ser evitado. Manchas secas ou antigas podem ser tratadas com um objeto pontiagudo (como uma colher) removendo o residuo seco com a aspiração. A maioria das manchas (a base de água) podem ser removidas com um pano limpo e água morna, e possivelmente depois com um produto apropriado para carpete. Manchas a base de óleo e goma de mascar deve ser tratado com um produto específico de limpeza.

2. Periodicidade de Manutenção
A periodicidade de manutenção ajuda a manter a performance do seu carpete em um nível satisfatório e reduz a necessidade de custo excessivo de uma manutenção especializada. Geralmente essas manutenções periódicas devem ser feitas 1 ou 2 vezes por ano, dependendo das necessidades específicas do seu prédio. A partir de vários métodos de limpeza disponíveis, a Desso recomenda duas opções: Limpeza a seco com cristais e limpeza com produto a seco. O método a seco com cristais é um processo com umidade baixa que envolve a pulverização de cristais pelo carpete, gentilmente penteando os pêlos do carpete, e depois do período de secagem de uma hora, apenas aspiração. Os maiores benefícios deste método inclui acesso a área que esta sendo tratada, reduzindo o tempo de tratamento e resíduos (se houver).

O método de limpeza com produto a seco utiliza pó seco (podendo sentir úmido) que é espalhado pelo carpete com a mão e escovado mecanicamente. Atenção extra deve ser dada para a remoção de qualquer resíduo (pó e sólido) pois como não é incolor pode acelerar a sujidade. O produto de limpeza a seco não é adequado para produtos com feltro (Forto/Lita). Produtos Compact Tuft (Trace/Verso/Visions of) e produtos de pêlo cortado. Sempre aspirar antes de executar alguns desses métodos e e primeiramente faça um teste em uma parte do carpete escondida para o ver a solidez da cor.

3. Manutenção Especializada.
Você precisará usar uma limpeza especializada restauradora quando seu carpete acumular sujeira no pêlo. Isso geralmente deve ser feito a cada três ou quatro anos. Desso recomenda o método de extração com água quente para uma limpeza profunda do seu carpete. Isso deve ser precedido por intensa aspiração e possivelmente removedor de manchas ou pré-spray para soltar os resíduos.

Como uma empresa Cradle to Cradle, a Desso deseja criar e produzir bons produtos de tal forma que causem um impacto positivo na saúde e bem estar das pessoas e que possa ser desmontado e reciclado. Os princípios C2C precisam estar integrados com o programa de manutenção. Há algumas considerações para garantir que o carpete está de acordo com os altos padrões ambientais:

  • Considerando cuidadosamente o uso de energia e água na remoção de manchas e aspiração. Na remoção de manchas, sugerimos que você utilize agentes de limpeza seguros em sua composição química e nos efeitos na equipe de manutenção e usuários, assim como a quantidade de resíduo no carpete.
  • A vantagem da limpeza periódica em relação a limpeza especializada, é que agentes de limpeza e resíduos não acabam nos esgotos públicos.
  • Outras ferramentas, assim como máquinas especiais em limpeza, precisam ser acompanhados em relação ao consumo de energia, água e produtos de limpeza que podem terminar em esgotos públicos.
  • Na Desso, queremos preparar carpetes que possam ser recolhidos e reciclados seguramente no final da vida do produto. Vale a pena notar que um bom programa de manutenção e a utilização dos agentes de limpeza mais seguros irão maximizar a qualidade do material alimentado para os fluxos de reciclage
  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email