Guia de Instalação

A instalação do carpete e carpete em placas devem sempre ser feita , se possível, o mais próximo possível da ocupação do espaço.

Condições do Local
O Material deve ser desembalado pelo menos 24hs antes da instalação permitindo a climatização com a temperatura do local (48hs no caso de Base Ecobase) O produto deve ser instalado em um local com temperatura mínima de 18ºC e umidade relativa de 65%. A temperatura do piso deve ser mantida em 10ºC. A maioria dos carpetes da Desso e carpetes em placas podem ser instalados em pisos com sistema de aquecimento, desde que a temperatura máxima não exceda 27ºC. O aquecimento deve ser desligado pelo menos 48hs antes da instalação. A aparência do acabamento do carpete em rolo e carpete em placas depende das condições do contrapiso, sendo assim, a preparação desta superfície é de extrema importância.

Preparação do Contrapiso
 
1. O piso deve ser limpo, nivelado, seco e livre de qualquer produto contaminante como óleo, graxa e massa de polir.Um concreto novo deve ter um teor de humidade, quando medida em um hidrometro, menor que 75% de umidade relativa.
2. Chãos empoeirados e superfícies absorventes devem ser limpas e seladas com um selador aprovado. O selador deve estar seco antes da aplicação de um aderente ou sistema de adesivo.
3. Rebocos  devem estar sólidos e qualquer  área danificada deve ser corrigida com um composto nivelante aprovado (de no mínimo 3mm de espessura)
4. Qualquer piso existente deve ser removido.
5. Tábuas de piso devem ser niveladas e fixadas firmemente. Superfícies desiguais devem ser niveladas através da aplicação de tábua de  6mm, o que pode exigir de vedação para impedir a absorção da cola ou de adesivo aplicado.

Instalação de Carpetes em Placas
Uma vez que a área de trabalho estiver revestida com a cola e aplicação completamente seca, as placas podem ser instaladas utilizando técnicas comuns. Se as placas forem coladas antecipadamente, quando a cola estiver molhada, irá resultar aderência permanente. A Desso recomenda a aplicação da cola propiciando uma cobertura igual. Painés de piso elevado precisam de cuidadoso tratamento para que a cola molhada não penetre entre as juntas adjacentes das placas.

A maioria das placas produzidas pela Desso, particularmente a linha de pêlos cortados, são geralmente instaladas em sentido "monolítico", e com as setas direcionais apontando na mesma direção. Algumas placas têm direção do pêlo ou design que podem ou devem ser instalados "xadrez", "mural', e "Tijolo" (Olhar a especificação técnica do Produto).

Instalação de Carpete em Rolo
Um sistema de adesivo permanente é recomendado para fixar carpete diretamente no contrapiso preparado. A costura deve ser realizada pela sobreposição e através da técnica 
já  que  somos incapazes de garantir uma borda em linha reta por todo o comprimento do "corte"ou rolo. No caso de carpete padrão a borda deve ser cortada sozinha. Uma combinação satisfatória pode ser assegurada se primeiramente for esticado o rolo antes da colagem.A Glyder deve ser usado em tudo para garantir que todas as bolhas de ar sejam removidas para que tenha um bom contato com o adesivo.


Sistema de Camada de Espuma 
Para o uso comercial é extremamente recomendado que o carpete tufado seja colado diretamente no contrapiso, entretanto as vezes possa ser necessário colocar  no carpete  uma espuma resistente.  Com essa técnica é necessário que a espuma seja colada no contrapiso através do adesivo de pega permanente ou cola e que o carpete seja colado posteriormente sobre a espuma usando cola de contato. Observe que com essa técnica não podemos garantir a estabilidade dimensional em baixo de cadeira de rodinhas.

Escadas
Escadas em estabelecimento comerciais pode variar na sua construção de materiais e no seu contorno. O usuário final pode solicitar um rolo inteiro para dar o efeito cascata pela continuidade do carpete escada abaixo. A maioria das construções da escada em estabelecimentos comerciais no entanto exigirá saliências com tapete ligado diretamente para a base da escada. A especificação de um forro requer uma técnica diferente.

É difícil para a Desso especificar o método exato que irá cobrir toda a aplicação portanto a melhor instalação será decidida pelo instalador e usuário final.

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email