Cradle to Cradle®

Being a Cradle to Cradle® Company means going beyond what most people conceive of as sustainability.

Ser uma empresa Cradle to Cradle® significa ir além do que a maioria das pessoas concebe como sustentabilidade. Até 2020 todos os nossos materiais deverão ser isentos de toxinas que podem causar danos (embora permitidos por todas as normas vigentes, alguns componentes químicos não são saudáveis o suficiente para serem aprovados pelos princípios  Cradle to Cradle®), a energia utilizada será renovável, os produtos especialmente projetados poderão ser coletados e os materiais poderão ser usados para fazer novos produtos de alto nível, colocando um ponto final na necessidade de aproveitar continuamente os recursos da terra para atender a demanda crescente dos consumidores em todo o mundo.
 
 
Em suma, a visão permite que as empresas e pessoas prosperem enquanto tomam conhecimento dos recursos finitos e do ecossistema delicado do planeta. Ela trata diretamente de três desafios globais que enfrentamos: toxicidade em materiais, mudanças climáticas e escassez de recursos. Refere-se também à certeza de que tudo o que fazemos tenha um impacto positivo na saúde. Os cinco critérios aos quais a Desso e outras empresas Cradle to Cradle® devem aderir são:

Material health_LR.jpg

1) Tratamento do material  - garantir que todos os ingredientes químicos nos produtos sejam definidos como positivos (ótimo/verde ou tolerável/amarelo). Os ingredientes são julgados mediante um conjunto de critérios ambientais e de saúde, e quaisquer ingredientes classificados como vermelho (alto risco) ou cinza (incapaz de definir) devem ser extintos gradualmente e substituídos.

A Desso atingiu esses objetivos através de sua nova base DESSO EcoBase®, que contém uma camada de poliolefina, 100% reciclável com segurança no processo de produção da Desso. Os carpetes em placas com DESSO EcoBase® alcançaram a Certificação Cradle to Cradle® Prata, por terem atingido um nível onde 97% dos materiais são positivamente definidos1 (verde ou amarelo).

Material reutilization_LR.jpg

2) Reutilização de materiais - capacidade de identificar os fluxos de materiais que podem ser reutilizados quando o produto é coletado, depois de ter sido utilizado pelo consumidor ou cliente. Estes são realimentados como nutrientes para o processo de fabricação (esfera técnica) ou para a terra (biosfera).

Hoje, coletamos os carpetes usados através do nosso programa Take Back™ e separamos os fios e outras fibras das bases, produzindo assim dois principais fluxos de materiais que podem ser reciclados.

Após uma fase de purificação adicional, o fio (com a pureza necessária) é devolvido ao fabricante de fios para produção de novos fios. Em todo o processo, algum material virgem é necessário para compensar as perdas e a ineficiência do processo. Atualmente, a base do betume é reciclada como matéria-prima valiosa para uso nas indústrias de telhados e de pavimentação de estradas. Todas as frações não recicláveis serão utilizadas como combustível secundário na indústria de cimento.

Para o fio de poliamida 6, este processo ocorre na Aquafil, um dos nossos fornecedores de fios. A Aquafil desenvolveu uma tecnologia própria nas suas instalações de recuperação para transformar repetidas vezes as fibras de carpetes de poliamida 6 pós-consumo em nova poliamida 6 (fio de nylon 100% regenerado ECONYL®).

Renewable energy_LR.jpg

3) Uso de Energia Renovável - Um dos três princípios Cradle to Cradle® essenciais (os outros dois são "Resíduos são alimentos" e "Incentivar a diversidade como ocorre na natureza") é usar a geração de energia solar atual, o que significa que o consumo de energia deve ser, tanto quanto possível, renovável. Desta forma, as empresas Cradle to Cradle® como a Desso podem ter certeza de que a maior parte do que fazem e do que produzem é positiva para a saúde e o meio ambiente. 
 
 Durante o período de 2007 a 2012, a Desso reduziu as emissões de CO2 em 44%, devido à sua maior utilização da eletricidade verde (principalmente hidrelétricas e biomassa). Além disso, o telhado da Desso é coberto atualmente por 25.000 m2 de células solares. O objetivo é mudar completamente para a energia renovável até 2020.

Water stewardship_LR.jpg

4) Gerenciamento da água  - As empresas que seguem este caminho devem demonstrar que estão usando seus recursos hídricos de forma responsável e eficiente e que a descarga de água de fábricas em rios locais é a mais limpa possível.

Social responsibility_LR.jpg

5) Responsabilidade social - Nós aderimos aos Princípios Mundiais Sullivan, e o seu compromisso com os direitos humanos e práticas de trabalho justas. A justiça social é um dos cinco elementos da filosofia Cradle to Cradle® que acompanhamos desde 2008. Ela abrange todas as áreas, assegurando altos padrões de saúde e segurança em nosso escritórios e instalações, tentando garantir que ninguém em nossa cadeia de fornecimento em todo o mundo tenha qualquer relação com o uso do trabalho infantil ou trabalho forçado.

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email