CEO DESSO Alexander Collot d'Escury

Conheça nosso CEO

Alexander Collot d'Escury (CEO Desso Group)

Qual é a sua visão para a Desso?

Queremos ser o líder mundial na fabricação de produtos de revestimento de piso ambientalmente responsáveis que proporcionem excepcional valor em termos de design e funcionalidade, contribuindo dessa forma para a saúde e bem-estar das pessoas. Na Desso, costumamos dizer 'The Floor is Yours' (O piso é seu) para destacar o fato de que mantemos sempre um foco permanente em nossos clientes. Na execução de nossas ações e planos, estaremos empenhados para obter a Excelência Operacional. Posicionando um atendimento ao cliente 'Líder de mercado' no centro de nossas operações. Por meio disso, garantimos aos nossos clientes que adicionaremos mais valor do que custos para eles. Eu quero poder dizer todos os dias que os clientes vêm até nós porque eles sabem que terão o melhor serviço do mundo: rápido, flexível e focado, e terão acesso aos produtos que atendem suas necessidades específicas hoje, quer sejam designs que inspirem ou aumentem a produtividade ou funcionalidade e podem ajudar a tornar as pessoas mais saudáveis e mais felizes. Eles saberão que tentaremos garantir que nossos produtos contribuam para a saúde e bem-estar das pessoas - ou seja, nossa visão essencial - 'Como fazer o revestimento de piso reverter em benefício para sua Saúde e Bem-Estar'.

Através de alguns de nossos novos produtos podemos, por exemplo, melhorar o ambiente de aprendizagem nas escolas controlando a acústica ou contribuir para a redução de casos de doença no local de trabalho através do nosso tapete DESSO AirMaster®, que é oito vezes melhor do que as soluções de revestimento de piso frio quanto à retenção de poeira fina. Estamos trabalhando o tempo todo na busca de novas funcionalidades que possam atingir algo extraordinário para nossos clientes.

Por que o novo CEO de uma empresa de carpetes e gramados esportivos fala sobre saúde e bem-estar?

A maioria de nós passa 90% do nosso tempo em ambientes fechados, seja no escritório, em casa, ou viajando a caminho para algum lugar. Mas geralmente não pensamos muito se as coisas ao nosso redor são boas para nós. Por exemplo, você não pode ver substâncias químicas no ar provenientes de coisas como tintas ou plásticos (compostos orgânicos voláteis). Da mesma forma, não é possível ver pequenas partículas de poeira fina, embora elas possam entrar nos pulmões e agravar ou causar doenças respiratórias como a asma. Também, níveis de ruído podem perturbar e causar danos ao bem-estar das pessoas. Nas escolas, por exemplo, a acústica ruim faz com que os estudantes não ouçam o professor corretamente, causando assim problemas de concentração. Assim, temos pensado muito sobre como podemos fazer com que o revestimento de piso reverta em benefício para a saúde e bem-estar das pessoas. E como nossas inovações estão proporcionando carpetes que absorvem o som, ou reduzem a quantidade de poeira fina no ar, isso pode ajudar a reduzir os níveis de doença no trabalho e criar um ambiente fechado onde as pessoas possam ter melhor desempenho, e se sintam mais felizes e mais produtivas. 

O que você pensa que fará da Desso uma empresa bem-sucedida no futuro?

Bem, eu penso que isso depende da nossa capacidade de entender nossos clientes, como já mencionei, e fornecer soluções de classe mundial que atendam suas necessidades e contribuam positivamente para sua saúde e bem-estar, hoje e amanhã. E devemos ter a excelência operacional para fornecer os produtos onde e quando são necessários. Mas gostaria de acrescentar que o fator de sucesso mais importante é ter as melhores pessoas, focadas nas metas que estabelecemos.O capital humano é seguramente o bem mais importanteem qualquer empresa. Nossa inteligência coletiva, energia e motivação nos fará bem-sucedidos.

Como você tem certeza de que todos seguem na direção certa?

É vital que os líderes nas empresas, inclusive eu, estabeleçam metas e prioridades inspiradoras e claras que motivem nossos funcionários ao próprio desenvolvimento e ao alcance de novos objetivos ambiciosos. Porém, acreditamos que todos tenham iniciativa própria e trabalhem com energia e foco. É importante garantir que todos estejam totalmente engajados. Somente assim podemos nos beneficiar da descentralização que lhes permite explorar suas próprias ideias e soluções. Procuramos pessoas para colaborar e compartilhar informações, e informar imediatamente quando precisam de ajuda ou quando há questões que gostariam de levantar.  Imagine: 'Se apenas a Desso soubesse o que a Desso sabe'. 

Se todos tivessem alguns valores em comum, quais seriam esses valores?

Nossos valores essenciais são nossas estrelas guias, que estabelecem nossa trajetória em direção às estratégias e metas a longo prazo. Eles são parte permanente de nossa conduta e decisões diárias. A integridade está presente em tudo que fazemos. O foco no cliente é um valor essencial juntamente com o nosso foco em 'Fazer o revestimento de piso reverter em benefício para sua Saúde e Bem-Estar'. Assim, temos três valores que ajudam as pessoas a atingirem o melhor desempenho no trabalho: usar o bom senso, ser empreendedor e ambicioso e proporcionar às pessoas um sentido de propriedade e descentralização de poderes. Por último, mas não menos importante, nosso compromisso com os princípios Cradle to Cradle® serve de base para nossos objetivos de Responsabilidade Social da Empresa. 

Em um mundo comercial competitivo e de ritmo acelerado, como a Desso permanecerá à frente?

Faremos isso com a certeza de que podemos ser ágeis e adaptáveis, já que os mercados se alternam e mudam. Desenvolver novas soluções e produtos com valor adicionado real em design e/ou funcionalidade que contribuem para a saúde e bem-estar das pessoas. Trata-se também de poder mudar e transformar a empresa, de efetuar mudanças em etapas. Estamos fazendo isso através das possibilidades dos princípios Cradle to Cradle®, que nos permitem projetar produtos que utilizam os materiais mais saudáveis, bem como desenvolver um modelo de empresa para a economia circular (onde as matérias-primas preciosas são usadas muitas vezes para criar novos produtos de alta qualidade). 

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email